sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reflexões e uma análise sobre o Livro de Mórmon



  Aspectos que provam que o Livro de Mórmon é obra do homem
 Segundo João Raimundo Ferreira de Oliveira, em sua obra  Heresilogia: discernindo entre a verdade e o erro, são muitíssimas as provas de que O LIVRO DE MORMON é obra do homem e não a Palavra de Deus. Dentre essas provas destacam -se:
1. A opinião mais comum entre os estudiosos do Mormonismo é que o conteúdo do Livro de Mórmon foi extraído de um romance de Salomão Spauding, um pastor presbiteriano aposentado que escreveu uma história fictícia dos primitivos habitantes americanos;
2. As descobertas arqueológicas e os estudos históricos, provam que os primeiros habitantes da região indicanda no Livro de Mórmon, eram muito diferente da descrição que ele dá quanto aos costumes, nomes, caráter e língua desse suposto povo;
3.O Livro de Mórmon, publicado pela primeira vez, em inglês, em 1830, contém mais ou menos 10.000 citações diretas da Bíblia inglesa King James ( versão do Rei Tiago), publicada em 1611;
4.O livro pretende ser a tradução das placas de ouro que tiveram enterradas desde o ano 420 até 1823, contudo, cita com precisão capítulos inteiros da obra publicada em 1611.
5. Enquanto o profeta fala na erudição da linguagem condizente;o livro não foi escrito numa linguagem condizente.
6. O livro de mormon põe na boca de personagens que viveram séculos antes de Cristo, palavras que a Bíblia atribui ao nosso Senhor; ou põe na boca do Senhor palavras que só poderiam sair da boca de um homem inculto;
7.É estranho que Joseph Smith não mostrasse as placas de ouro a ninguém mais, além das três testemunhas a seguir mencionadas, para que seu testemuho fosse confirmado.Oliver Cowdery,, David Whitmer e Martins Harris, que são citados em O TESTEMUNHO DO PROFETA JOSEPH SMITH, como tendo visto as placas de ouro de onde Smith traduziu O liVRO DE MÓRMON, o próprio Smith os chama depois de "Ladrões e mentirosos, demasiadamente maus para serem mencionados."( Smith, HISTORY OF THE CHURCH)
8. Para tão volumoso conteúdo do Livro de Mórmon, as placas de ouro que Joseph escreveu, requerem um trabalho miraculoso e microscópico;
9.Os muitos erros gramaticais e de conteúdo do LIVRO DE MÓRMON é m atestado de que o livro é produto do homem e não da palavra de Deus.

Você percebe quantos erros históricos, literários, cronológicos enfraquecem o conteúdo desta obra meramente humana, digna do descrédito, não podendo ser chamada de obra ou palavra de Deus. Desta forma, afirmo, precisamos conhecer  a verdade de Deus e o engano de Satanás. Peço a você, seja cauteloso a respeito do que ouve, lê e aprende. Nos últimos dias, muitos têm sido enganados por doutrinas falsas e vãs. Leia, medite, viva, aprenda, ensine a respeito da Fé fundamentada nas doutrinas de Cristo, baseada na única palavra digna de confiança, a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

Fonte: Oliveira, Raimundo Ferreira de. Heresilogia: discernindo entre a verdade e o erro. --1ª ed.-- Campinas, Sp: Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, 2007.




                              Evelyn Collares
  Ministra de Louvor do Ministério Águia Livre





















Um comentário:

  1. Gente que absurdo, ainda mais esta de dizer que o livro de mormon é cópia de um romance. Agora se tinham escritores que registraram alguma coisa destes povos, isto vamos encontrar de montes, mas ao mesmo tempo que este texto fala que este romance fala de povos vindos de jerusalém, pode ate ser verdade, pois não foi só a familia de Leí que foi expulsa. depois dizem que Salomão Spauding em 1611 é quem inventou, ambiguo não? Joseph Smith jamais teve acesso a este tipo de literatura, pois sua família era pobre e nem estudos tinham, Agora se o livro de mormom cita passagens de versículos da bíblia, mas que certo,pois a palavra de Deus é a mesma ontem, hoje e sempre, sinal de que Joseph Smith realmente traduziu a palavra de Deus. E outra, quem tem este romance não é a igreja verdadeira, mas da Igreja reorganizada, onde um ex membro desmembrou a sua forma de pensamento, totalmente desvirtuada da igreja que o profeta Joseph Smith restaurou, daí vem todas estas confusões. A igreja fundamentalista é outra desvirtuada, pois estes pregam a poligamia ate hoje diferente dos SUD que seguem a verdadeira.

    ResponderExcluir