segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sobre "as verdades" do Espiritismo 1

  
A Teoria da Reencarnação é o cerne de toda a doutrina espírita.A respeito desse assunto escreveu Allan Kardec,"A reencarnação fazia parte dos dogmas judaicos sob o nome de ressurreição".Além disso, diz que " A reencarnação é a volta da alma, ou espírito, à vida corporal, mas em outro corpo novamente formado para ele, que nada tem de comum com o antigo." ( EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO,Opus Editora Ltda.1985-p.561,562)
    A Bíblia não faz qualquer referência à palavra reencarnação; muito menos confunde-a com a palavra ressurrreição.Se observarmos o seus siginficados, veremos as diferenças.No DICIONÁRIO ESCOLAR DA LINGUA PORTUGUESA, de Francisco da Silveira Bueno, reencarnação é o ato ou o efeito de reeencarnar, pluralidade de existência com um só espírito, enquanto que, a palavra ressurreição, no grego, é anástasis e egérsis, que significa levantar, erguer, sair de um local ou de uma situação para outra. No latim, ressurreição é o ato de ressurgir, voltar à vida, reanimar-se.Bíblicamente, entende-se o termo ressurreição é o ato de ressurgir, voltar á vida, reanimar-se.

Ressurreição segundo a Bíblia
Na Bíblia há menção de oito casos de ressurreição. Sete, foram casos de ressurreição para tornar a morrer, restauração da vida.O oitavo, diz respeito a ressurreição de Cristo, no sentido pleno, final.Essa foi a primeira ressurreição para nunca mais morrer. Segundo o que diz  Bíblia em1 Coríntios 15.20-22.

"Ora, Cristo ressuscitou dos mortos, sendo Ele as primícias dos que morreram.Por que, já que a morte entrou por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos.Por que assim como em Adão todos morreram, também em Cristo todos serão vivificados"( 1 Co 15.20-22).

A expressão ressurreição segundo a Bíblia
A expressão "ressurreição dentre os mortos", como em lucas 20.35 e Filipenses 3.11 implica em uma ressurreição que somente os justos irão participar.Os participantes dessa ressurreição não mais morrerão.

"Mas os que sejam julgados dignos de achar de alcançar aquele século e a resurreição dentre os mortos não se casam, nem se dão em casamento" (Lucas 20:35).

Os sete  outros casos de ressurreição na Bíblia
a) o filho da viúva de Serepta(1Rs 17.19-22)
b) o filho da sunaminta (2 Rs 4.32-35)
c) o defunto que foi lançado na cova de Eliseu(2 Rs 13.21)
d) a filha de Jairo(Mc 5.21-23, 35-43)
e)o  filho da viuva de Naim(Lc 7.11-17)
f) Lázaro (Jo 11.1-46)
g) Dorcas(At 9.36-43)

Evidentemente, essa teoria de Allan kardec não pode prevelacer, pois, se baseia em conceitos humanos e não nas Escrituras que asseguram a ressurreição dos mortos.
"Teoria Inocente"
Ao tentar dar sentido bíblico à absurda teoria da ressurreição, Allan Kardec lança mão do capítulo 3 de João para dizer que Jesus ensinou sobre reencarnação.
Os tradutores da obra de Allan kardec O EVANGELHO SEGUNDO O ESIRITISMO, usaram a versão bíblica do Pe. Antônio Pereira de Figueiredo como texto base da sua tradução, e assim grifa o versículo 3 do citado capítulo de João: " Na verdade te digo, que não pode ver o reino de Deus senão aquele que renascer de novo".
Quando o versículo naquela versão é escrito da seguinte forma: "Na verdade, na verdade te digo, que não pode ver o reino de Deus, senão aquele que nascer de novo"
 Renascer já significa nascer de novo, daí, renascer de novo significa uma intolerável redundância não? Mas, não sem propósito da parte de Espiritismo! Um morto ressuscitar, isso é possível pelo poder de Deus, a Bíblia o diz com toda a clareza, mas, quanto a reencarnação a Bíblia faz completo silêncio.


FONTE:         Oliveira, Raimundo Ferreira de.
Heresiologia: discernindo entre a verdade e o erro/autoria de Raimundo Ferreira de Oliveira.-- 1ª ed.--Campinas,SP:
Escola de Educação Teológica das Assembléias de Deus, 2007.


 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário